terça-feira, 8 de setembro de 2009

Entrevista do Mês


Como é de costume todo mês temos uma entrevista aqui com pessoas ligadas ao Handebol. Esse mês a Pernambucana Samira Rocha é a atleta entrevistada.

Nome Completo: Samira Pereira da Silva Rocha
Apelido: Sami
Data de Nascimento: 26/01/89
Onde nasceu: Recife/ Pernambuco

Altura: 1.70
Peso: 66
Clube: Associação Atlética Universitária – UNC de Concórdia-SC.

Principais conquistas no Handebol: Campeã Cadete Brasileira 2005; Vice Campeã dos Jeb´s 2005;Vice campeã do Panamericano 2005;Vice campeã juvenil Brasileira 2006Campeã dos Jeb´s 2006;12ª colocada no Mundial Juvenil 2006;Vice Campeã do Panamericano 2006;Campeã do Brasileiro Juvenil 2007;Campeã do Brasileiro adulto 2007;4ª colocada na liga nacional adulta 2007;Vice campeã do Brasileiro Júnior 2008;4ª colocada na liga nacional adulta 2008;Desafio Petrobras 2008; Brasil X Cuba;10ª colocada no Mundial Júnior 2008.Vice Campeã do Brasileiro Junior 2009;Desafio Petróbras 2009: Brasil X Dinamarca.

(Atuando pela seleção Brasileira)

(Brasil x Cuba)

(UnC.)

A ENTREVISTA


1º- HP: Como foi seu início na prática do handebol?


Comecei com a prática do Handebol aos 14 anos por influencia familiar, pois meu pai e minha mãe jogavam. Naquela época jogava representando o colégio DECISÃO de Recife e o meu técnico era o Luiz. Logo após ingressei na equipe do Clube Esporte de Recife depois de um ano fui jogar no Clube Português de Recife.

2º - HP: Atualmente você joga pelo Concórdia, como foi sua saída do Português e a chegada no Concórdia?


No ano de 2007 ainda juvenil fui convidada a estar participando da equipe do Santa Feevale de Novo Hamburgo para joga a Liga Nacional. Um ano depois o técnico Alexandre Trevisan Schneider me convidou para jogar a liga nacional pela equipe da Associação Atlética Universitaria - UnC de Concórdia, onde consegui destacar - me e ai recebi o convite pra estar ingressando a equipe no ano de 2009 para estar residindo em Concórdia.

3º - HP: Sobre o Concórdia, o que ele oferece? Quais estruturas, Benefícios? Ex: os daqui oferecem bolsas em faculdades que já é uma grande ajuda de custo, mas deixa a desejar na estrutura.


O time de Concórdia oferece Bolsa 100% na Universidade, moradia, alimentação, médico e medicação disponíveis 24 horas, transporte para ir ao treinamento, academia, fisioterapia e ainda salário. Nos treinamentos sempre contamos com preparador físico, técnico e um fisioterapeuta.

4º - HP: Os times do Nordeste (geral) sofrem discriminação em relação aos times do Sul e Sudeste. Quando você jogava pelo Português você enfrentou alguma equipe do Sul, você sentia isso?


Sim alguns times do sul entram no jogo pensando que vão enfrentar "matutas do nordeste" entrando com inferioridade para com o adversário, mais conforme o andamento do jogo pode perceber que a característica do Português e de muitos times do nordeste não é bem assim, e saem (equipes do sul) com o resultado negativo. Uma das competições mais importantes que o nordeste não participa é a Liga nacional, onde todos os times são do sul e sudeste do país e ai o custo para participar seria alto demais. Podemos perceber também que os times do sul e sudeste do país não participam das competições realizadas no nordeste um dos exemplos é a copa do Brasil 2009 que foi realizada em Pernambuco, onde só compareceram equipes do nordeste.

5º - HP: Você acha que o nível do handebol praticado no nordeste é diferente do handebol praticado no Sul e Sudeste?Quais as diferenças que você acha?

Acho que a diferença entre as regiões não esta no nível mais sim na metodologia do treinamento e ate mesmo no nível de infra-estrutura que podem vim a influenciar nos jogos.

6º - HP: Quantas vezes por semana vocês treinam e qual a duração dos treinos? (Físico, tático)

Treinamos todos os dias de segunda a sexta das 17 as 19 hrs e 3 vezes por semana fizemos musculação na parte da manhã. Quando está próximo de competições treinamos em feriados e finais de semana.

7º HP: Qual posição você joga hoje? Quais são as principais Características da posição?

Jogo em 3 posições que são elas ponta esquerda, armador esquerdo e pivô. As características do ponta são velocidade, força e agilidade; o armador esquerdo estatura, força e velocidade; e o pivô estatura, velocidade, explosão flexibilidade e força.

8º - HP: Como foi a sensação de ser convocada a Seleção Brasileira?

A primeira vez que fui convocada foi uma surpresa e também um sentimento de trabalho recompensado e missão cumprida por toda a dedicação para com o Handebol.

9º - HP: Quais foram os melhores jogadores ou times que você já enfrentou?

Atualmente o melhor time que já enfrentei com a seleção Brasileira Adulta foi a Dinamarca no desafio Petrobras 2009.

10º- HP: Qual sua expectativa para a Liga Nacional 2009?

Minha expectativa individual é fazer ótimos jogos e assim fazendo com que o grupo possa fazer a primeira final da liga nacional.

11º - HP: Para você o que poderia ser feito aqui em Pernambuco para um dia competirmos na Liga?(a parte financeira e nível Técnico)

O problema de Pernambuco não é o nível técnico, pois isso está bem representado nos resultados obtidos por Pernambuco em competições Nacionais como o Brasileiro Juvenil, Junior, adulto e a copa do Brasil; o grande, se não o principal problema, seria a parte financeira pelas equipes ainda não estarem na liga nacional.

12º - HP: Para Finalizar, qual recado você mandaria para a galera que está iniciando no esporte e para o Blog Handebol Pernambuco?

O esporte armador como o Handebol sofre muitas dificuldades em todas as questões (infra – estrutura), por isso o meu recado é que não desistam do que vocês realmente querem e lutem sempre pelos seus objetivos.

Obrigado Samira pela entrevista.





Nenhum comentário:

Postar um comentário