A fase final da Copa Petrobras de Handebol Escolar será disputada entre os dias 13 e 17 de abril, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, simultaneamente, com o Campeonato Pan-Americano Juvenil Masculino e Feminino, que acontecerá em Balneário Camboriú, onde serão hospedadas as delegações das duas competições.
Com a proximidade das cidades, já que a distância entre Itajaí e Balneário Camboriú é de apenas 10km, a integração será total entre as 32 escolas finalistas e as 14 Seleções participantes do Pan-Americano. Além da difusão do handebol no Brasil e da descoberta de jovens talentos, a Copa Petrobras tem o objetivo de contribuir para o intercâmbio cultural dos estudantes.
O presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira, fala sobre essa integração. “A Copa Petrobras já é um sucesso em todo o país e a etapa final será o coroamento de todo o processo, que foi extremante positivo. Nós (CBHb) e a Petrobras vamos realizar a final simultaneamente com o Pan Juvenil, visando proporcionar aos participantes uma riqueza cultural e um crescimento técnico ainda maior”, disse.
Esta primeira edição da Copa Petrobras reuniu aproximadamente nove mil estudantes, entre 11 e 14 anos, de 695 escolas de todo o país. No total, foram 350 equipes masculinas e 345 femininas.
O torneio foi disputado em fases municipais, estaduais e regionais, e agora será realizada a etapa nacional com as 16 melhores escolas do país em cada naipe.
Na disputa do título da maior competição escolar da modalidade estão instituições de 20 estados brasileiros. Os atletas e comissões técnicas das equipes campeãs receberão troféus, medalhas e uma viagem para o parque de diversões Hopi Hari, em São Paulo, ou Beto Carreiro World, em Santa Catarina — a escolha fica a critério da escola.
Além de diversas ações promocionais, a fase final da Copa Petrobras permitirá aos participantes assistir aos jogos do Brasil no Campeonato Pan-Americano, e participar de clínicas com os técnicos das Seleções Olímpicas, o espanhol Javier Garcia Cuesta e o dinamarquês Morten Soubak. Terão, ainda, a oportunidade de estar lado a lado com alguns de seus ídolos para incentivar essa nova geração.
A iniciativa de realizar o maior campeonato escolar do Brasil surgiu através da parceria entre Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e Petrobras, empresa que investiu cerca de R$ 4,5 milhões no desenvolvimento do projeto, através da Lei de Incentivo ao Esporte.
Desde
Confira as escolas finalistas:
Masculino
- EE Presidente Castelo Branco - Tapira - PR
- Colégio Estadual Emílio de Menezes - Arapongas - PR
- Colégio São José - Itajaí - SC
- Colégio Castro Alves - Cariacica - ES
- Grupo Escolar José Parnaíba - Santa Viória - MG
- Passionista São Paulo da Cruz - São Paulo - SP
- Escola Municipal Vinícius de Moraes - Palmas - TO
- Colégio Vinícius de Moraes - Sorriso - MT
- Escola Municipal Castro Alves - João Pessoa - PB
- Colégio Santa Emília - Olinda - PE
- Escola Padre Guedes - Vicência - PE
- CAIC Balduíno - Teresina - PI
- Instituto Educacional O Mestre - Natal - RN
- Centro de Ensino Upaon Açu - São Luiz - MA
- Colégio Raimundo Belo Ferreira - Manaus - AM
- SESC - Boa Vista - Roraima
Feminino
- Colégio La Salle - Toledo - PR
- Escola SEI Dourados - Dourados - MS
- Colégio Santa Catarina - Novo Hamburgo - RS
- Colégio Castro Alves - Cariacica - ES
- Colégio Magnum Buritis - Belo Horizonte - MG
- Colégio Ábaco - Sâo Bernardo - SP
- Colégio Notre Dame de Lourdes - Cuiabá - MT
- Colégio CAD - Sinop - MT
- EMEF Presidente Vargas - Aracaju - SE
- Escola João Santa Cruz - João Pessoa - PB
- Colégio Santa Emília - Olinda - PE
- CAIC Balduíno - Teresina - PI
- CMES - Profº Anísio Teixeira - Fortaleza - CE
- Instituto Teorema - Rondon do Pará - PA
- Colégio Objetivo - Boa Vista - Roraima
- Escola Santa Marcelina Marcello Cândia - Porto Velho - Rondonia
(Fonte F&G)
Nenhum comentário:
Postar um comentário