segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Entrevista do Mês


Nome Completo: Vinicius Paraíso Macieira
Apelido: Vinicius
Data de Nascimento: 16/06/51

Nasceu: Recife
Principais conquistas a frente da Federação:
Campeão nordeste de seleções adulto masculino, tri campeão brasileiro Ad. Fem, bi campeão BR ad masc, campeão BR cadete fem, Juvenil Fem, jr fem, Copa BR Ad fem, penta nordeste de seleções cadete fem, tri nordeste de seleções cadete masc, tetra juvenil fem nordeste de clubes, tri nordeste de clubes juvenil masc, vice BR 3 ad masc, 1 cadete fem, 1 juvenil fem, 1 junior fem, 1 junior masc, 1 ad fem,

Ter realizado dentro do calendário estabelecido 10 campeonatos por ano (2001 a 2008), ter o clube com maior participação em competições realizadas de 2007 e 2008, ser a fed q mais participou em 2008 em competições realizadas pela CBHb, e desde de 2006 estar entre as 4 fed q mais participaram e ser a fed q mais finais disputou em competições nacionais de 2007 a 2009, tudo q conquistamos foi com trabalho pois, recebemos a federação com R$0,7(sete centavos de saldo e contas a pagar), após 4 anos de poupa ganha com poucas conquistas e menos ajuda aos filiados para viajarem do q conseguimos. Além das dividas impagáveis como herança


Entrevista com Vinicius



HP – Como o senhor avalia o Handebol Pernambucano e o campeonato Pernambucano 2009?

No cenário nacional a melhor performance de um Estado foram oito finais nacionais (6 vitorias) e um título Sul americano
O Pernambucano com muitas dificuldades, com 85% dos jogos em apenas uma quadra,

Com cidades do interior,Tamandaré,Tuparetama, Caruaru, Petrolina,Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, com interiorização muito forte (desde 2001), sem nenhuma ajuda do Governo do Estado(Desde que foi criada a secretaria de esportes em 2007), com apenas ajuda do transporte das equipes do interior pelas respectivas cidades, como e quando podiam.

HP - Professor como você avalia a Federação Pernambucana?

Uma cidade de dificuldades e um Estado de realizações.

HP - Que atitude você acredita que a Federação Pernambucana pode tomar para incentivar o aumento de equipes nos próximos anos (2010...), principalmente a entrada de times do interior, e a divulgação maior do esporte no Estado, e o fortalecimento da Federação?
Primeiro se houvesse ajuda da Secretaria de Esportes tudo seria mais fácil, como isso é impossível, pois são pessoas corporativas com apenas interesses políticos partidários, é só observar as modalidade que nada conquistam para nosso Estado, mas tem um “camarada” na Federação e o Handebol uma modalidade que participou e ganhou mais finais em 2009, do que todas as modalidades coletivas juntas, também em atletas convocados para seleções nacionais

A FPH investirá em 2010 na categoria “Associado Aspirante”, pois permite a participação sem que seja filiado, com custos por equipe participante, o que deverá aumentar muito as participações em todas as categorias
HP - Hoje temos equipes fortes no Estado, tradição e nome no nordeste, o campeonato Pernambucano causa inveja para alguns Estados pela regularidade, todo ano acontece, mas vemos muitos times entrarem e saírem, média baixa de público nos jogos, a Federação poderia atuar mais (marketing esportivo, merchandising, fortalecimento da marca “Federação Pernambucana FPH” ou atitude mesmo,) sei das limitações financeiras, mas o que poderia ser feito?
Primeiro não é apenas dificuldades financeiras, mas, quadras, a imprensa que utiliza poucos espaços para os demais esportes fora futebol, clubes que participam como aventuras, pois não tem como honrar seus compromissos e acabam por serem afastados, e a carência de patrocinadores que não investem por terem pouco retorno de mídia.

HP - E o governo de Pernambuco ajuda o handebol? Se ajuda (como, onde) ?
O handebol é o discurso do Governador, mas não é a pratica da Secretaria de Esportes, ou seja , leva eventos para o interior (4 campeonatos nacionais) sendo o em 2007 (com zero ajuda da Secretaria) juvenil feminino em Caruaru, em 2009 ( ajuda da prefeitura, computada pela secretaria)Junior masc e fem em Afagados da Ingazeiras e em Igarassu (com zero ajuda da Secretaria) a Copa Brasil Ad fem.

A ajuda no discurso é apoiar eventos em nosso estado, apoiar equipes que defenderão títulos e uma equipe com chances de bem representar o Estado.

A secretaria determinou como ajuda para o handebol a importância de 3.500 para o adulto masc. foi bi e 3.500 para o adulto fem que foi tri , isso em agosto aconteceu os campeonatos , e até hoje o dinheiro não foi repassado, veja que ajuda “valiosa”


HP - Estamos longe do eixo sul- sudeste onde temos as melhores equipes do país, onde a Liga Nacional acontece, as chances de um time daqui de Pernambuco participar da Principal competição do Brasil, a Liga Nacional está longe?
Com exceção da Metodista e Blumenau no feminino, nós não temos nada a dever para as demais equipes das regiões citadas, pois Português/AESO, Católica, HCP–PB Aracati – CE, COPM-PB estão no mesmo nível, o que falta é apoio para essas equipes, isso que nos dá condições de afirmar são os confrontos acontecidos.

A liga é um alvo longe pelo simples fato da falta de apoio do Estado(PE) ou município(qualquer um que queira ter seu nome e sediar), haja visto que todas as equipes da liga tem os municípios por trás e apoio do seu Estado, os participantes tem o maior interesse em não ter equipes do nordeste, pois, os custos aumentariam em muito suas participações. No masculino realmente a distancia é grande


HP - Como você analisa Handebol Pernambucano em relação aos outros Estados do Nordeste?
Primeiro sem segundo, muito à frente.

HP - Recife pode se considerar um centro do Handebol no Nordeste? E como conseguiu se destacar?
Com certeza, conseguiu com muito trabalho de todos, federação, clubes, técnicos e principalmente atletas.

HP - Em relação ao pernambucano de clubes no masculino e o feminino, como você vê o campeonato pernambucano em relação à estrutura e nível técnico? Evoluímos, regredimos em algum aspecto? Os times do interior? Perspectiva para o Pernambucano 2010, mais times?
Nos dois naipes evoluímos muito na estrutura e nível técnico, isso deve-se muito as parcerias nas faculdades com bolsas, a qualidade do interior, e em 2010, vai ser difícil administrar tanto crescimento com a pouca estrutura.

HP - O senhor estava à frente da FPH, agora que saiu da presidência, como o senhor irá ajudar a Federação?
Do handebol nunca sairei, estou atualmente como diretor técnico da FPH, e a disposição do presidente Edmir para ajudar como for possível, sai da presidência por motivo de força maior.

HP - Esse ano foi um ano de glória para os atletas pernambucanos e para o Clube Português, convocações para as seleções masculina e feminina, esse ciclo continua? Cada ano terá mais atletas? Quero sua análise sobre as convocações, se terá mais atletas, e você poderia dar um recado para quem está começando e sonha chegar à seleção.
Não só atletas convocados como títulos nacionais em que estamos dentre os favoritos , cadete fem, juvenil fem, Junior masc e fem e adulto masc e fem, não vejo com boas perspectivas as nossas participações em todas se não houver ajuda, temos ainda o escolar os 2 fem e 1 masc.

HP - Obrigada pela entrevista Professor Vinicius, deixe um recado para o pessoal que acompanha Blog Handebol Pernambuco e que está começando no handebol.

Nós do handebol fazemos nossa parte se o governador exigir da secretaria um comportamento idôneo e técnico para fazer jus ao seu discurso e sua prática nas outra aéreas então seremos outra vez o handebol mais vencedor do país, por isso faço um apelo para a imprensa vestir nossa camisa e cobrar, pois se tivemos tantas conquistas com apenas 7.000,00 (sem receber) imaginem se houver apoio, muito obrigado e continue com o blog pois, são pequenas forças juntas q se transformam em exércitos imbatíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário