segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Público nos Ginásios do Brasil


Como anda o índice de ocupação dos ginásios.... Vocês sabem como está ?? Sim, muito baixo !!

Porque isso acontece ?? Mesmo tendo grande número de atletas da seleção atuando no país, os jogos com entradas gratuitas e segundo a entidade reguladora (o que eu não acredito muito), o handebol sendo o esporte que mais cresce no país.

O que pode ser feito para que os ginásios tenham uma ocupação interessante em TODOS os jogos ??

Claro que é necessário propiciar ao público um espetáculo de qualidade e com uma infra-estrutura boa. Mas mesmo assim os ginásios ficam vazios....

É obrigação dos times mandantes, organizarem grupos, cativarem comunidades próximas, desenvolverem ações com escolas ??

Ou é da confederação ou federação, já que ela realiza essas ações nos " jogos televisionados " !!!

Acredito que isso não é uma obrigação, e sim pode ser encarado com um investimento.

Mostra como a modalidade é tem muito a desenvolver no diz respeito a gestão. É necessário que se pense em todos as variáveis que envolvem possibilidades de receitas.

Vamos seguir com o tema de ocupação de ginásio; quando você mostra um projeto do patrocinador investir em uma equipe, o que realmente interessa a ele, única e exclusivamente o retorno que ele terá !!

Não podemos mais acreditar que as pessoas ajudam as modalidades por amor, esses empresários românticos são exceção nos dias atuais.

Normalmente, tudo funciona com conseqüências, para o bem e para o mal .... Voltamos ao projeto, na parte exposição você coloca que seu ginásio tem uma média de ocupação de 75 % por jogos, televisionados ou não, e que a capacidade do seu ginásio, vamos usar um número aleatório,é digamos de 500 lugares (o que não é nenhum absurdo).

Assim você coloca que a marca ou produto está exposto a um público de 375 pessoas em média por jogo. Uma equipe que disputa campeonato paulista e Liga Nacional, e chega às finais dos dois campeonatos, faz por ano aproximadamente 40 jogos, aproximadamente 25 deles como mandante.

Com uma conta grosseira, o patrocinador será exposto para mais de 8.000 pessoas por ano. Para um esporte, como o handebol é uma quantidade interessante, até porque sabemos que são poucos que investirão uma quantia muito grande. Além disso, você tem a visibilidade dos jogos televisionados e desenvolver ações de promoção, que são quase inexistentes.

Nos jogos finais, o número do espectadores no ginásio aumenta.

Existem diversas formas de fazer com que os ginásios fiquem mais ocupados, fazendo parcerias com escolas na região, com faculdades e professores para que os alunos façam relatórios, etc. algumas são executadas esporadicamente por algumas equipes.

Precisamos usar todas as estratégias possíveis (e claro lícitas), para que o esporte tenha mais visibilidade, assim aumenta o número de interessados e conseqüentemente as chances de investimentos, já que o empresário pode ver uma boa oportunidade de negócio.

Vou terminando por aqui...

Até mais... Forte Abraço.

Texto de Luís Felipe (Buda) Campos(handsport)

2 comentários:

  1. O maior inimigo do handebol é a imprensa q não divulga a modalidade, a não ser quando sobra espaço e tem obrigação em preencher,pergunte aos jornalistas pq não se dá espaços por conquistas e não por outros motivos

    ResponderExcluir
  2. Acho que não é culpa! mas a modalidade em si ainda não sabe se vender. Conquista nós temos, temos que trabalhar no atrativo, o que o público realmente gosta? Tirar de casa as pessoas que gostam de assistir o handebol. Tirar de casa o pai, a mãe, a avó para acompanhar o filho, o neto ou sobrinho. Temos que trabalhar forte nisso.

    ResponderExcluir