quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Handebol Pernambuco 2010


Olá, amigos Leitores do Blog Handebol Pernambuco.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui, fazendo uso dessa ferramenta tão importante para o desenvolvimento da modalidade e me juntar a esse grupo de amantes do handebol.

Para começar, acho que nada mais justo que eu me apresente afinal à grande maioria não me conhece. Meu nome é Paulo Guerra. Sou da cidade de Surubim – PE e estou no handebol desde 1996, jogando, assistindo e divulgando a modalidade.

A idéia é que esse espaço seja usado para debater e dar notícias sobre o Handebol em Pernambuco, mas vamos abordar a situação do desporto estadual, nacional, continental e mundial, sempre buscando uma troca com o amigo leitor e fã do handebol. Procuraremos, na medida do possível, responder às dúvidas e atender às sugestões que vocês nos enviarem.

Nesse primeira conversa, gostaria de deixar o leitor ciente da situação do Handebol Pernambucano no Brasil. Se no masculino somos vistos como um Estado em ascensão, no Feminino não precisamos provar nada a ninguém. Somos vistos como uma verdadeira potência. Como todos sabem, esporte é feito de resultados e não temos o apoio necessário para um handebol de alto rendimento. O trabalho dos técnicos Pernambucanos estão no rumo certo. Mas ainda é pouco, somos referência para os outros Estados em questão de empenho. Temos um campeonato Pernambucano e uma Liga se afirmando, atletas e equipes fortes.

Vem a pergunta, o que falta?

9 comentários:

  1. Mais espaço na mídia, apoio financeiro(patrocinio), apoio do governo, pois usa um discurso diferente da prática,mais ousadia dos municipios com tradição e qualidade no handebol para disputarem o pernambucano, pois não disponibilizam recursos para o pernambucano, porém gastam com copas com jogos de 20 minutos em três dias, além das dispesas de transportes e alimentatações e uma taxa de inscrições acima de 250,00 por equipe e acham caro um pernambucano com quatro a seis meses de duração de presença nas divulgações da FPH e imprensa(pouca + existe)

    ResponderExcluir
  2. Queria inicialmente lhe parabenizar pela iniciativa, Paulo, de formar este Blog bastante interessante e informativo para quem aprecia e quer saber um pouco mais sobre o que esta acontecendo no handebol mundial, brasileiro e principalmente Pernambucano e para abrir discussões de assuntos relacionados ao nosso esporte.
    Sempre quando viajo principalmente para países europeus onde faço cursos e tenho a oportunidade de ler diariamente os jornais, fico impressionado com a pouca divulgação que existe em se tratando de handebol em um continente onde ele é bastante praticado. Nós aqui em Pernambuco, só a parceria Clube Portugues-AESO aparece somando os três jornais de maior circulação no nosso estado em média de 200 a 250 vezes/ ano. Então estamos teoricamente sendo bem divulgado. Sempre tento refletir o que precisamos para darmos o pulo para realizar um handebol de alto rendimento e alguns momentos acho o que esta faltando são bons diretores que trabalhem para dar tranquilidades, principalmente financeira, para os treinadores pernambucanos, que já mostraram que são capazes de realizar um bom trabalho. O que sinto é que não tem como chegarmos ao alto rendimento sem que haja investimento nos nossos treinadores, qualificando-os melhores e apoiando financeiramente para realizarem os seus trabalhos. Temos que acabar com este sacerdócio dos que trabalham e vivem do Handebol. Claro que não é só isto, mas na minha concepção isto é fundamental. Tem que se ter um planejamento também, mas nao tem plano que seja bem realizado se nao tiver um investimento financeiro por trás. Por que o handebol europeu é melhor que o brasileiro e o de São Paulo é melhor que o nordestino (melhores resultados)? Além do planejamento, a resposta esta no investimento que é feito, é claro. Partindo deste ponto de vista o que temos que procurar são investidores. Claro que não é tão simples, mas o que não podemos esperar é que a federação ou o governo nos de tudo e nós ficarmos com os braços cruzados sem fazer nada só esperando. Acho que dentro do possível tanto a federação e o governo apóia relativamente bem o handebol pernambucano em geral e nao podemos só depender deles. Acho que temos que pensar grande sobre o nosso handebol, que já mostrou que tem um grande potencial, principalmente com ótimos treinadores e jogadores e aproveitar este momento olímpico até 2016, onde o esporte vai ser mais valorizado, para tentarmos evoluir, sabendo que não é de uma hora para outras que isto acontecera, mas com muito trabalho e pensando grande fazer crescer o nosso handebol Pernambucano. Mais uma vez parabens pela iniciativa.
    Adriano Amorim

    ResponderExcluir
  3. DESDE JA PARABÉNS!! O BLOG É INTERESANTE, SOU UM ATLETA AMADOR (HANDEBOL) E QUANDO AINDA JOGAVA NO CADETE TINHAMOS DESEMPENHOS SIGNIFICANTES, CONQUISTA DO REGIONAL ESCOLAR VARIAS VEZES, E DISSO NAO PASSOU FALTA INCENTIVO.....

    ResponderExcluir
  4. SOU AÚXILIAR TECNICO DE HANDEBOL E QUERO SABER SE VAI TER CAMPEONATO DE HANDEBOL ESTE ANO SE TIVER LIGUE PRA MIM PELO 92572054 UO ENTRE NO MEU EMAIL:BREDPITTCONANLAFE@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa do Blog. Espero que ajude nosso Handebol. Sou ex-atleta de Handebol de Pernambuco, mas um eterno apaixonado pelo handebol. Hoje moro em Fortaleza e gostei de ouvir o que o Adriano Amorim escreveu. Joguei com ele e sei das exatas palavras que ele disse. Qualidade o handebol de Pernambuco tem já faz tempo, mas o problema é falta de apoio financeiro que ainda persiste. Parabéns pela iniciativa, um abraço ao Adriano e espero que o momento olímpico que se inicia no Brasil proporcione mais recursos para o hendebol.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de felicitar imensamente o valorozo trabalho desenvolvido por este blog. É através dele que me matenho informado sobre os acontecimentos do nosso Handebol pelo país e pelo mundo, e somado aos blogs oficiais e páginas de federações e confederações,complementam nossas buscas por informação sobre o nosso esporte. Aproveito também para parabenizar o meu grande amigo Adriano Amorim Barbosa pelo trabalho fantastico deste grupo que dirige o Clube Portugês do Recife e que apoia incondicionalmente o handebol do nordeste, bem como aproveito para corroborar com suas palavras e afirmar que esta falta de apoio e de profissionalismo tende a afastar profissionais que hoje poderiam contribuir enormemente para o crescimento do nosso Handebol,contudo temos que enaltecer todas as conquistas dos ultimos anos e dizer que apesar de tudo continuamos preocupados pois não percebemos como vamos conseguir dar este salto de qualidade em termos de gestão, de forma a manter aqui todas essas meninas e meninos de ouro. Parabéns Adriano, Felipe, Mário, Célio,Anderson (Jg). O Handebol Pernambucano e Brasileiro agradece e nós também.

    Othoni Marques :Técnico de Handebol, Especilista em atividade física e Ex-atleta em atividade,

    ResponderExcluir
  7. OLA AMIGO !!! PARABÉNS PELO BLOG O HANDEBOL PRESCISA DE INICIATIVAS COMO ESTA!!!

    ResponderExcluir
  8. OLA!!! O HANDEBOL REALMENTE PASSA POR UMA FASE MUITO BOA!!! MAS ACHO QUE FALTA INCENTIVO A BASE (AMADORES) ACHO QUE CADA CIDADE QUE PRATICA DEVE PROMOVER TORNEIOS REGIONAIS DE MODO QUE ASSIM A PRATICA AUMENTARIA AINDA MAIS!!! PARABÉNS ESSE BLOG É OTIMO!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom msm, continua ai divulgando o HANDEBOL, que ainda tem umpouco de preconceito, pois eu jogo e sei. Abraços e fiquem com deus.. Anderson Rodrigo:")

    ResponderExcluir