Nos dias 13 e 14 de março, o grupo de trabalho da IHF para o Beach Handball estará na cidade turca de Antalya, onde aconterá o próximo campeonato mundial, para inspecionar a sede e realizar o sorteio dos grupos.
No naipe masculino, já estão classificados pela Europa as equipes da Croácia, Rússia, Hungria, Dinamarca, Espanha e Turquia. Os demais continentes não realizaram campeonatos classificatórios e a IHF, junto com as Federações continentais, vai escolher os participantes. Demonstraram interesse em participar do mundial as seguintes equipes: Brasil, Egito, Líbia, Qatar, Oman, Taiwan e Austrália. O Brasil é o atual vice campeão da competição.
No feminino ocorre a mesma situação. Pela Europa as equipes que irão disputar o mundial são Itália, Noruega, Croácia, Ucrânia, Espanha, Hungria e Turquia. Pelos outros continentes estão pleiteando uma vaga as equipes do Brasil, Uruguai, China, Japão, Taiwan, Tunísia, Angola e Nova Zelândia. No último mundial, as meninas do Brasil conquistaram a medalha de bronze.
Aqui na América, a não realização do Campeonato Panamericano, que daria duas vagas para o Mundial é vista como um retrocesso. Ele estava previsto para acontecer no Uruguai, em fevereiro, como fala o calendário da CBHb para 2010, entretanto isso não ocorreu.
Esse fato compromete o crescimento das equipes em ascensão do cenário americano e também, a preparação das seleções que pretendem ir ao mundial. Que ficam na dependência de uma decisão da IHF e da Federação Panamericana, ao invés de conquistar a vaga nas areias.
Um aspecto interessante para esse mundial é o vontade de países da Oceania (Austrália e Nova Zelândia), que até então não eram vistos em âmbito mundial na modalidade. Este é, sem dúvida, um grande passo para a globalização da prática do Handebol de Areia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário